quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Princípios básicos de uma dieta pré-competitiva

Nutrição
O conhecido protocolo de "carbon loading" para uma competição deve ser actualizado e adaptado a cada individuo mas sempre com alimentos saudáveis e nutritivos em mente. Especialmente na última semana(s) antes de uma competição, é importante eliminar alguns tipos de alimentos, como doces, comida de plástico, cafeína e fazer o esforço para comer comidas pouco condimentadas e com pouca gordura.
No dia antes da prova, é aconselhado comer um GRANDE pequeno almoço, um BOM almoço e um mais moderado jantar. É crítico encher as reservas dos músculos e do fígado para o dia de prova mas é também importante ter um sistema digestivo leve e quase vazio aquando da partida.
Aqui ficam algumas dicas para melhorar a sua dieta:
Habitue-se a evitar comida de plástico
Coma fruta à sobremesa
Habitue-se a parar de comer quando estiver satisfeito, não quando lhe acabar a gula
Coma mais durante o dia e não só às três refeições principais
Se for possível, faça do pequeno-almoço a sua maior refeição do dia
Nas compras procure os cereais inteiros e integrais
Elimine os TRÊS grupos ofensivos à sua dieta: açucares simples, gordura saturada e cafeína
Em dia de prova, o mais importante é gozar o momento e manter uma mente positiva em qualquer situação. Desportos de extrema resistência e endurance, como Triatlos de Longa Distância, são um desafio físico mas principalmente mental. Se se apanhar a ter pensamentos negativos relacionados com o seu peso, olhe em redor e disfrute do cenário - cura instântanea. Lembre-se da sorte que tem em ser uma pessoa saúdavel e activa. Não pense na sua dieta, só lhe trará stress adicional e desnecessário. Não valerá a pena materizar-se no dia da prova. Depois da competição, logo pensa em comer melhor e treinar mais. Aprenda a lidar com o stress competitivo e a ficar calmo. Esta, será uma capacidade que se aplicará tanto no seu próximo Triatlo como no dia a dia.

Sem comentários: